Início

Preços

Status DNS

FAQ - Ajuda

Suporte

Quem Somos

Contato

API Pública

Acompanhe
Facebook SuperDNS Google+ SuperDNS Twitter SuperDNS

 

O Que é DNS?

O DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído operando segundo duas definições:

* Examinar e atualizar seu banco de dados.
* Resolver nomes de servidores em endereços de rede (IPs).

O servidor DNS traduz nomes para os endereços IP e endereços IP para nomes respectivos, e permitindo a localização de hosts em um domínio determinado. Num sistema livre o serviço é implementado pelo software BIND. Esse serviço geralmente se encontra localizado no servidor DNS primário.

O servidor DNS secundário é uma espécie de cópia de segurança do servidor DNS primário. Quando não é possível encontrar um domínio através do servidor primário o sistema tenta resolver o nome através do servidor secundário.

Existem 13 servidores DNS raiz no mundo todo e sem eles a Internet não funcionaria. Destes, dez estão localizados nos Estados Unidos da América, um na Ásia e dois na Europa. Para Aumentar a base instalada destes servidores, foram criadas Réplicas localizadas por todo o mundo, inclusive no Brasil desde 2003.

Ou seja, os servidores de diretórios responsáveis por prover informações como nomes e endereços das máquinas são normalmente chamados servidores de nomes. Na Internet, os serviços de nomes usado é o DNS, que apresenta uma arquitetura cliente/servidor, podendo envolver vários servidores DNS na resposta a uma consulta.

Fonte: Wikipedia

Cadastre-se no SuperDNS agora!



IP Dinâmico, DNS, DNS Brasil Telecom, DNS Intelig, DNS Aberto, DNS Publico, DNS Reverso, Servidor DNS, Servidor de DNS, Servidores de DNS, DNS Tivit, DNS Speedy, DNS Velox, DNS Telemar


SuperDNS.com.br - desde © 2001 - Acordo de Privacidade e Termos de Uso.