Início

Preços

Status DNS

FAQ - Ajuda

Suporte

Quem Somos

Contato

API Pública

 

FAQ - Perguntas Freqüentes

Eventualmente, nós recebemos algumas perguntas feitas sobre o nosso serviço. Estas são algumas das perguntas mais freqüentemente feitas que nós recebemos junto com suas respectivas respostas. Se existe algo que você acha que está faltando neste FAQ, por favor fale conosco!

O que é DNS?
DNS é a sigla para "Sistema de Nomes de Domínios". É um protocolo na Internet que toma um nome, como "www.superdns.com.br" e traduz isto no endereço de IP do computador que realmente roda o serviço que você está tentando acessar. Como é mais fácil decorar um nome do que um número, isto torna o DNS um dos serviços essenciais da Internet.

Todo nome de domínio deve ter entradas de DNS a fim de ser usado pelos usuários da Internet.

O DNS (Domain Name System) e um esquema de gerenciamento de nomes, hierárquico e distribuído. O DNS define a sintaxe dos nomes usados na Internet, regras para delegação de autoridade na definição de nomes, um banco de dados distribuído que associa nomes a atributos (entre eles o endereço IP) e um algoritmo distribuído para mapear nomes em endereços.

O DNS e especificado nas RFCs 882, 883 e 973. As aplicações normalmente utilizam um endereço IP de 32 bits no sentido de abrir uma conexão ou enviar um datagrama IP. Entretanto, os usuários preferem identificar as maquinas através de nomes ao invés de números. Assim e necessário um banco de dados que permita a uma aplicação encontrar um endereço, dado que ela conhece o nome da maquina com a qual se deseja comunicar.

Um conjunto de servidores de nomes mantém o banco de dados com os nomes e endereços das maquinas conectadas a Internet. Na realidade este e apenas um tipo de informação armazenada no domain system (sistema de domínios). Note que e usado um conjunto de servidores interconectados, ao invés de um único servidor centralizado.

Existem atualmente tantas instituições conectadas a Internet que seria impraticável exigir que elas notificassem uma autoridade central toda vez que uma maquina fosse instalada ou trocasse de lugar. Assim, a autoridade para atribuição de nomes e delegada a instituições individuais. Os servidores de nome formam uma arvore, correspondendo a estrutura institucional.

Os nomes também adotam uma estrutura similar. Um exemplo típico é o nome http://camera.jxh.xyz.br. Para encontrar seu endereço Internet, pode ser necessário o acesso a ate quatro servidores de nomes. Inicialmente deve ser consultado um servidor central, denominado servidor raiz, para descobrir onde esta o servidor do registro.br.

O servidor do registro.br e o responsável pela gerencia dos nomes das instituições/empresas brasileiras ligadas a Internet. O servidor raiz informa como resultado da consulta o endereço IP de vários servidores de nome para o nível br (pode existir mais de um servidor de nomes em cada nível, para garantir a continuidade da operação quando um deles para de funcionar).

Um servidor do nível br pode então ser consultado, devolvendo o endereço IP do servidor xyz. De posse do endereço de um servidor xyz e possível solicitar que ele informe o endereço de um servidorjxh, quando, finalmente, pode-se consultar o servidor jxh sobre o endereço da maquina chupeta.

O resultado final da busca e o endereço Internet correspondente ao nome http://camera.jxh.xyz.brr cada um dos níveis percorridos e referenciado como sendo um domínio. O nome completo http://camera.jxh.xyz.br é um nome de domínio.

Na maioria dos casos, não e necessário ter acesso a todos os domínios de um nome para encontrar o endereço correspondente, pois os servidores de nome muitas vezes possuem informações sobre mais de um nível de domínio o que elimina uma ou mais consultas.

Alem disso, as aplicações normalmente tem acesso ao DNS através de um processo local (servidor para as aplicações e um cliente DNS), que pode ser implementado de modo a guardar os últimos acessos feitos, e assim resolver a consulta em nível local. Essa abordagem de acesso através de um processo local, simplifica e otimiza a tarefa das aplicações no que tange ao mapeamento de nomes em endereços, uma vez que elimina a necessidade de implementar, em todas as aplicações que fazem uso do DNS, o algoritmo de caminhamento na arvore de domínios descrito anteriormente.

O DNS não se limita a manter e gerenciar endereços Internet. Cada nome de domínio e um no em um banco de dados, que pode conter registros definindo varias propriedades. Por exemplo, o tipo da maquina e a lista de serviços fornecidos por ela. O DNS permite que seja definido um alias (nome alternativo) para o no. Também e possível utilizar o DNS para armazenar informações sobre usuários, listas de distribuição ou outros objetos.

O DNS e particularmente importante para o sistema de correio eletrônico. No DNS são definidos registros que identificam a maquina que manipula as correspondências relativas a um dado nome, identificado assim onde um determinado usuário recebe suas correspondências. O DNS pode ser usado também para definição de listas para distribuição de correspondências.

O que É DNS Dinâmico?
O DNS DINÂMICO é simplesmente um modo de prender um hostname estático em um endereço de IP dinâmico.

Na Internet, existem um número limitado de endereços de IP. Quando você conectar a seu provedor de acesso (ISP), a você é atribuído um endereço de IP temporário para você utilizar enquanto estiver conectado.

Uma vez que você desconectado, este endereço IP será utilizado por outra pessoa, e assim por diante. Se você estiver tentando operar um servidor de jogos, ou um servidor de web pessoal, ou qualquer outro serviço que exige que outros computadores achem você, eles precisam saber qual o seu endereço IP. Isto não é fácil se seu endereço de IP é dinâmico, porque você terá dizer a todo mundo qual o seu endereço de IP atual. Isto é comparável a mudar seu número de telefone todo dia.

Com um serviço de DNS dinâmico, como SuperDNS, você pode conseguir um nome estático para prender a aquele IP variável. A única coisa que você terá que fazer é, sempre que conctar, alterar o seu número IP no nosso sistema. Deste modo todo mundo poderá achar você depressa quando você estiver online, através de um hostname.

Perguntas & Respostas

O SuperDNS é seguro?
Sim. Nós usamos criptografia SSL na área administrativa do nosso site para assegurar uma conexão segura para nossos membros.

Que servidor de DNS você está executando?
O SuperDNS é alimentado pelo Servidor de DNS BIND 9.2.2, o mais utilizado e mais estável para gerencimanetos de DNS na Internet.

Eu posso executar serviços em minha conexão via Cabo ou ADSL usando o SuperDNS?
Sim e não. O SuperDNS não está preocupado com o tipo de conexão que você está usando para operar serviços, só o conteúdo. Porém, é contra as políticas de uso de muitos provedores de cabo e ADSL operar alguns tipos serviços em uma conexão pessoal.

Eu posso rodar um site de conteúdo adulto na web utilizando um domínio hospedado no SuperDNS?
Não temos nenhuma contra-indicação em hospedar o seu DNS, desde que o seu provedor de hospedagem permita tal conteúdo.

Os servidores de DNS são separados ou rodam todos em um único servidor?
O SuperDNS mantém dois servidores Pentium IV 3.2 Ghz com 1 Gb de memória RAM cada, ligados à um link Gigabit, junto ao DataCenter da Tegnher, nos Estados Unidos.

O SuperDNS oferece descontos para compras de créditos em grande quantidade?
Sim, veja nossa página de preços para maiores informações.

Meu computador troca de IP a cada conexão. O SuperDNS oferece um programa que agilize esta mudança no sistema do SuperDNS?
Sim, conheça nosso aplicativo DDNS IP DINÂMICO para sistemas de câmeras via Internet ou sites hospedados em seu computador. Com nosso aplicativo DDNS do SuperDNS, você não precisa se preocupar quando seu provedor mudar o IP. O aplicativo verifica a cada um minuto o IP atual da conexão, caso detecte que o IP mudou, automaticamente o aplicativo envia essa nova informação para a tabela de DNS no SuperDNS e pronto, você não precisa se preocupar com essa mudança de IP.



IP Dinâmico, DNS, DNS Brasil Telecom, DNS Intelig, DNS Aberto, DNS Publico, DNS Reverso, Servidor DNS, Servidor de DNS, Servidores de DNS, DNS Tivit, DNS Speedy, DNS Velox, DNS Telemar


SuperDNS.com.br - desde © 2001 - Termos de Privacidade, Termos de Uso, Política de SPAM.